terça-feira, 31 de maio de 2011

ENLIL E NINLIL

1-12. Havia uma cidade, havia uma cidade - a única em que vivemos. Nippur era a cidade, a única em que vivemos. Dur-gišnimbar era a cidade- a única em que vivemos.ID-Sala é o seu rio sagrado, Kar -geština é o seu cais. Kar-Asar é o seu cais onde os barcos atracam rápido. Pu-lal é a sua água potável. Id-tum-nunbir é o seu canal de ramificação, e se mede a partir daí, sua área cultivada é de 50 sar em cada sentido. Enlil era um de seus jovens, e Ninlil foi uma de suas jovens. Nun-bar-še günü foi uma de suas sábias velhas.

13-21. Naquela época a jovem foi aconselhada por sua própria mãe, Ninlil foi aconselhada por Nun-günü še-bar: "O rio é santo, mulher! O rio é sagrado - não se banhe nele!Ninlil não ande ao longo da margem do Id-nunbir-tum Seus olhos são brilhantes, os olhos do Senhor são brilhantes, ele vai olhar pra você! A Grande Montanha, Pai Enlil - Seu olho é claro, ele vai olhar pra você! O pastor que decide todos os destinos! - seu olho é claro, ele vai olhar para você! logo de cara ele vai querer ter relações sexuais, ele vai querer beija-la! Ele terá o prazer de derramar sémen sensual em seu útero, e então ele vai te deixar! "

22-34. Ela aconselhou-a em seu coração, ela deu a sabedoria para ela. O rio é santo, a mulher tomou banho no rio sagrado. Então Ninlil caminhou ao longo da margem do Id-nunbir-tum, seu olho era brilhante, os olhos do Senhor eram brilhantes, ele olhou para ela. A Grande Montanha, Pai Enlil - seu olho era brilhante, ele olhou para ela. O pastor que decide todos os destinos - os olhos eram brilhantes, ele olhou para ela. O rei disse-lhe: "Eu quero ter sexo com você!". Enlil disse a ela: "Eu quero te beijar".Mas ele não conseguia convence-la "Minha vagina é pequena, ela não sabe da gravidez. Meus lábios são jovens, eles não sabem beijar. Se minha mãe descobre, ela vai me bater! Se meu pai descobre, ele vai colocar as mãos sobre mim! Mas agora, ninguém vai me impedir de dizer isso para minha namorada! "

35-53. Enlil falou com seu ministro Nuska: "Nuska, meu ministro!" "Ao seu serviço! O que você deseja?" "Construtor mestre do E-kur!" "Ao seu serviço, meu senhor!" "Alguém já teve relações sexuais com ela? Alguém já beijou uma moça tão bonita, tão radiante? - Ninlil, tão bonita, tão radiante" O ministro trouxe seu mestre através de um barco, trazendo-lhe mais com a corda de um barco pequeno, levando-o ao longo de um grande barco. O senhor, flutuando a jusante (..) - ele estava realmente a ter relações com ela, ele estava realmente a beijá-la! - Pai Enlil, flutuando a jusante ... ... - ele estava realmente a ter relações com ela, ele estava realmente a beijá-la! - Ele agarrou-a - ele estava realmente a ter relações com ela, ele estava realmente a beijá-la! - De forma a se deitar com ela sobre um pequeno banco ... .... Ele realmente teve relações sexuais com ela, na verdade ele a beijou. Nessa relação, neste beijo, ele derramou uma semente de Suen-Ašimbabbar em seu ventre.

54-64. Enlil estava andando no Ki-ur. Enlil estava indo sobre no Ki-ur, os cinqüenta grandes deuses e os sete deuses que decidem os destinos mantinham Enlil preso no Ki-ur. Enlil, ritualmente impuro, deixou a cidade. Nunamnir, ritualmente impuro, deixou a cidade. Enlil, em conformidade com o que havia sido decidido "Enlil, ritualmente impuro, deixou a cidade Nunamnir, ritualmente impuro, deixou a cidade!" Nunamnir, em conformidade com o que havia sido decidido, Enlil partiu. Ninlil foi atrás dele. Nunamnir passou, a donzela perseguiu.

65-90. Enlil falou com o homem na porta da cidade: "Guardião da Cidade, Guardião da barreira,Porteiro!". Guardião da sagrada barreira!".Quando a senhora Ninlil vier, se ela perguntar de mim, não diga a ela onde eu estou!!". Ninlil dirigiu-se ao guardião da cidade: "Guardião da Cidade, Guardião da barreira,Porteiro!". Guardião da sagrada barreira!". O senhor Enlil passou por aqui!!?" Ela falou com ele; Enlil respondeu como o guardião da cidade: "Meu senhor não tem falado comigo,ó mais linda Enlil não falou comigo, ó mais bela.."..."Vou deixar bem claro o meu objetivo e explicar a minha intenção. Você pode encher meu ventre, uma vez que está vazio -. Enlil, senhor de todas as terras, fez sexo comigo. Assim como Enlil é seu senhor, eu também sou sua mulher! " "Se você é minha senhora, deixe minha mão tocar sua (..)!" "A semente do seu senhor, a semente brilhante, está no meu ventre. A semente de Suen, a semente brilhante, está no meu ventre.".. " A Semente do meu mestre pode ir até aos céus! Deixe eu derramar a minha semente!". Enlil, como o guardião da cidade, fez a moça deitar-se na câmara. Ele teve relações sexuais com ela lá, ele beijou-a lá. Nessa relação, neste beijo, ele derramou uma semente de Nergal-ea-Mešlamta em seu ventre.

91-116. Enlil passou. Ninlil foi em seguida. Nunamnir passou, a donzela perseguiu. Enlil se aproximou do homem do Id kura (rio do submundo), o rio devorador de homens. "Meu homem do Id kura, o rio antropófago! Quando sua senhora Ninlil vir, se ela perguntar de mim, não diga a ela onde eu estou!" Ninlil se aproximou do homem do Id kura, o rio devorador de homens. "Meu homem do Id kura, ó rio antropófago! Seu senhor Enlil passou por aqui?", Disse ela para ele. Enlil respondeu como o homem do Id kura: "Meu senhor não tem falado comigo, ó mais linda.Enlil não falou comigo, ó mais bela.." "Vou deixar bem claro o meu objetivo e explicar a minha intenção. Você pode encher meu ventre, uma vez que está vazio -. Enlil, senhor de todas as terras, fez sexo comigo. Assim como Enlil é seu senhor, eu também sou sua mulher! " "Se você é minha senhora, deixe minha mão tocar sua (..)!"A semente do seu senhor, a semente brilhante, está no meu ventre. A semente de Suen, a semente brilhante, está no meu ventre." " A Semente do meu mestre pode ir até aos céus! Deixe eu derramar a minha semente!". Enlil, como o Id kura, fez a moça deitar-se na câmara. Ele teve relações sexuais com ela lá, ele beijou-a lá. Nessa relação, neste beijo, ele derramou a semente de Ninazu, o rei que estende linhas de medição sobre os campos.


117-142. Enlil passou. Ninlil foi em seguida. Nunamnir passou, a donzela perseguiu. Enlil aproximou-se de SI.LU.IGI, o homem da balsa. "SI.LU.IGI, meu homem do barco! Quando a senhora Ninlil vir, se ela perguntar de mim, não diga onde estou!" Ninlil aproximou-se do homem da balsa. "Ó homem do barco! Seu senhor Enlil passou por aqui?", Disse ela para ele. Enlil respondeu como o homem SI.LU.IGI: "Meu senhor não tem falado comigo, ó mais linda  Enlil não falou comigo, ó mais bela.." "Vou deixar bem claro o meu objetivo e explicar a minha intenção. Você pode encher meu ventre, uma vez que está vazio -. Enlil, rei de todas as terras, fez sexo comigo. Assim como Enlil é seu senhor, eu também sou sua mulher! " "Se você é minha senhora, deixe minha mão tocar sua (..)!" "A semente do seu senhor, a semente brilhante, está no meu ventre. A semente de Suen, a semente brilhante, está no meu ventre." "A semente do meu mestre pode ir até aos céus! Enlil, como o SI.LU.IGI, fez a moça deitar-se na câmara. Ele teve relações sexuais com ela lá, ele beijou-a lá. Nessa relação, neste beijo, ele derramou em seu ventre a semente de Enbilulu, o inspetor de canais.


143-154. Tu és o Senhor! Você é o rei! Enlil, Tu és o Senhor! Você é o rei! Nunamnir, Tu és o Senhor! Você é o rei! É o Senhor Supremo, Tu és Senhor poderoso! Senhor, que faz crescer o linho, o senhor que faz crescer a cevada, você é senhor do céu, senhor poderoso, senhor da terra! Você é o senhor da terra, Senhor da abundância, Senhor do céu! Enlil no céu, Enlil é rei! Senhor cujas declarações(....) Cujos pronunciamentos não pode ser alterado! Suas primordiais declarações não serão alteradas! Pelo louvor falado à mãe Ninlil, louvado seja (....) a Grande Montanha, Pai Enlil!

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário