sábado, 14 de maio de 2011

HINO À MARDUK

Por Abi-Ešu? (Abi-Ešu? A)


1-6. Rei, que recolhe os poderes divinos do céu e da terra, o filho mais importante de Enki, Marduk, poderoso senhor, o herói perfeito, o primeiro dos grandes príncipes (um nome para os deuses Igigi), um forte Anunnaki, os grandes deuses que deram-lhe justiça e juízo! Grande príncipe, descendente de um santo, Senhor, que decide os destinos, que tem tudo em suas mãos, sábio, conhecedor dos corações, cuja divindade se manifesta, que demonstra preocupação com tudo o que vê! Seu antepassado Anu, rei dos deuses, fez com que vossa senhoria se torna-se eficaz contra os exércitos do céu e da terra.


7-10. Ele deu-lhe a supervisão dos grandes comandos sagrados do céu e da terra, ele passou para sua mão o cajado do pastor, que limita a terras estrangeiras, ele lhe fez sobressair entre os grandes deuses e, além disso, lhe deu o cetro real e as ordenanças rituais dos deuses. Enlil fixou seu reinado sobre a totalidade do céu e da terra e aliviou-o de qualquer rival, ele lhe fez eminente entre os Anunnaki, e lhe concedeu o exercício da dominação.


     11. Kirugu 1.


12. Marduk, em todos os quadrantes do céu, lhe fizeram brilhar como Utu o senhorio de príncipe do Abi-Ešu, filho querido de seus corações, e os aliviaram de qualquer rival.


     13. Gišgigal.


14. O senhorio de herói levanta-e em toda a sua força sobre esse pedestal sagrado e eminente no céu e na terra. O senhorio de Marduk levanta-se com toda a sua força sobre esse pedestal sagrado e eminente no céu e na terra.

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário