sábado, 14 de maio de 2011

VIAGEM DE ENKI A NIPPUR

1-8. Naqueles tempos remotos, quando os destinos foram determinados, quando Anu trouxe abundância, e as pessoas romperam a terra como as plantas verdes - então o senhor do Abzu, o rei Enki, Enki, o senhor que determina o destino, construiu o seu templo inteiramente de prata e lápis-lazúli. Sua prata e lápis-lazúli eram a luz do sol brilhando. Dentro do santuário do Abzu trouxe alegria.


17/09. Anu fez artisticamente um castelo brilhante sair do Abzu, foi erguido para o Senhor Nudimmud. Ele construiu o templo de metais preciosos, decorou-o com o lápis-lazúli, e cobriu-o com ouro em abundância. Em Eridug, ele construiu a casa ao banco. Sua alvenaria faz afirmações e dá conselhos. Seu rugido berra como um touro,é o templo de Enki. Durante a noite, o templo elogia seu senhor, e oferece o seu melhor para ele.


18-25. Antes do Senhor Enki, Isimud, o ministro, elogia o templo, ele vai ao templo e fala com ele. Ele vai para o prédio de tijolos e aborda-lo: "Templo, construído a partir de metais preciosos e lápis-lazúli, cujo os pinos da fundação são empurrados para o Abzu, o que tem sido cuidado pelo príncipe no Abzu! como o Tigre e o Eufrates, isso é poderoso e inspirador (?). Alegrou-se ao ter sido posto com Enki no Abzu. "


26-32. " Sua fechadura não tem rival. O parafuso é um leão medroso. As vigas do telhado são o touro do céu, um arnês feito artisticamente com brilho. Suas esteiras de junco são como o lápis-lazúli, decorando o telhado. Seu cofre é um touro { {} (algumas linhas em falta:). touro selvagem} eleva seus chifres Sua porta é um leão que se apodera de um homem {} {. (1 algumas linhas em falta:.) é inspiradora} Sua escada é um leão caindo em um homem. "


33-43. "Abzu, o local puro, que cumpre seu propósito! E-engura! O senhor já dirigiu seus passos para você. Enki, Senhor do Abzu, embelezou a sua fundação com estacas cornalina. Ele tem adornado
com ... ... e (?) Lapis lazuli. O templo de Enki é abastecido com a cera santa (?), é um touro obediente a seu mestre, rugindo por si mesmo e dando conselhos ao mesmo tempo.E-engura, ao qual Enki protegeu com cercado de cana santa! Em seu interior um trono alto é erguido, o batente da porta é uma trava santa do céu. "


44-48. "Abzu, o local puro, lugar onde o destino está determinado - o Senhor da Sabedoria, o Senhor Enki, {(1. linha em falta:) o Senhor que determina o destino,} Nudimmud, o senhor de Eridug, ninguém pode ver o seu interior. Seus sacerdotes Abgal deixam seu cabelo abaixo das costas. "


49-61. "Eridug amado por Enki, E-engura, cujo interior está cheio de abundância! Abzu, a vida da Terra, amado por Enki! Templo, construído na orla, condizente com os astutos poderes divinos! Eridug, sua sombra se estende sobre o meio do mar!O mar eleva-se sem nenhum rival;! poderoso rio inspirador que aterroriza a Terra.E- engura, alta cidadela  (?) firmando-se na terra! Templo na borda do Engur, um leão no meio do Abzu: templo grandioso de Enki, que dá sabedoria sobre a Terra, seu grito, como a de um poderoso rio elevando-se, alcança (?) o rei Enki".


62-67. "Ele fez { a lira, o instrumento Algar, o tambor balag e as baquetas.} {(Algumas linhas faltando:). A Lira, o instrumento Algar, o tambor balag dos seus sacerdotes: ) a sua lira, instrumento
Algar, o tambor balague com as baquetas} {(1 linha faltando:). lira, instrumento Algar, o tambor balag e até mesmo a palheta (?)}, o Harhar, o sabitum, e os ..... ... instrumentos miritum oferecem o seu melhor para o seu santo templo. O ... ... ressoou por si só com um som doce. O santo instrumento de Enki tocou para ele e sete cantores cantavam {} {(algumas linhas faltando:). Os tambores tigi ressoaram.} "


68-70. "O que Enki diz é irrefutável; ... ... está bem estabelecido (?)." Isto é o que Isimud falou com o prédio de tijolos, ele elogiou o E-engura {com doces canções} 1 linha faltando) Devidamente.}


71-82. Como ele foi construído, como foi construído, como Enki levantou Eridug acima, é uma montanha artisticamente construída que flutua sobre a água. Seu santuário (?) se espalha (?) nos canaviais; cria pássaros {(1. linha faltando:) à noite} em seus pomares carregados  de frutos verdes. A carpa Suhur brinca entre as ervas-de-mel, e  a carpa eštub lança-se entre os pequenos juncos Gizi. Quando Enki sobe, os peixes sobem antes dele como ondas. Ele tem o grande Abzu como uma maravilha, porque traz alegria para Engur.


83-92. Como o mar, ele é imponente, como um rio poderoso, ele incute medo. O Eufrates surge diante dele antes do vento forte do sul. O polo do seu barco é {} {Nirah (algumas linhas faltando:). Imdudu}; seus remos são as palhetas pequenas. Quando Enki embarca, o ano será cheio de abundância. O navio zarpa por vontade própria, com cabo de reboque feito (?) Por si só. Quando ele sai do templo de Eridug, o rio gurgles (?) para seu senhor: Seu som é o mugido de um bezerro, o mugido de uma boa vaca.


93-95. Enki abateu bois ali, e ofereceu ovelhas generosamente. Onde não havia tambores ala, ele colocou alguns em seus lugares, onde não havia tambores de bronze, ele colocou alguns em seus lugares.


96-103. Ele dirigiu os seus passos por conta própria para Nippur e entrou no terraço do templo, o santuário de Nippur. Enki pegou (?) A cerveja, ele pegou (?) O licor. Ele despejou licor em grandes recipientes de bronze, e tinha emmer- cerveja e trigo triturado (?). Em recipientes kukuru que fazem a boa cerveja ele preparou a mistura. Ao adicionar o xarope ao seu gosto (?), Ele fez forte. Ele ... ... o seu farelo misturado.


104-116. No santuário de Nippur, Enki forneceu uma refeição para Enlil, seu pai. Sentou Anu na cabeceira da mesa e sentou ao lado de Anu, Enlil. Sentou Nintur no lugar de honra e sentados os deuses Anuna nos locais adjacentes (?). Todos eles estavam bebendo e curtindo a cerveja e licor. Eles encheram os vasos de bronze aga até a borda e começou uma competição, bebiam nos vasos de bronze de Uras. Eles fizeram os navios tilimda brilhar como barcas sagradas. Depois de cerveja e bebidas alcoólicas ficaram embriagados e divertiram-se, e depois ... ... da casa, Enlil estava feliz em Nippur.


117-129. Enlil abordou os Anuna deuses! "Grandes deuses Anuna que estão aqui, que se alinharam na unkena Ubšu-Meu filho, o rei Enki construiu o templo! Ele fez Eridug {subir (?)} {( 1 linha faltando:) sair do chão como uma montanha. Ele construiu-o num local agradável, em Eridug, o lugar puro, onde ninguém pode entrar - um templo construído com prata e decorado com lapis lazuli, uma casa que sintoniza os sete tambores tigi corretamente, e fornece encantamentos, onde todas as canções sagradas fazem da casa um lugar lindo - o santuário do Abzu, o bom destino de Enki, condizente com os astutos poderes divinos ; o templo de Eridug, construído com a prata: por tudo isso, Pai Enki seja louvado! "

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 104-116. No santuário de Nippur, Enki forneceu uma refeição para Enlil, seu pai.

    Álvaro, mas Enki não é filho de Anu? no caso seria irmão de Enlil... nessa tradução acima fala como se Enki fosse filho de Enlil...

    ResponderExcluir
  3. Diana, nesse contexto, "Pai" seria uma forma de dizer que Enlil estava acima de Enki na hierarquia.Anu é conhecido como o Pai de todos os deuses, mas ele não era pai biolõgico de todos. Ao meu ver, é a maneira que o escriba usa para designar a majestade.obrigado por participar do Blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir