sábado, 14 de maio de 2011

NINURTA E A TARTARUGA

SEGMENTO A
(número desconhecido de linhas faltando)


SEGMENTO B
(número desconhecido de linhas faltando)


B1-4 " Ao seu comando a sua arma me impressionou malignamente.Como eu deixei os poderes divinos escaparem da minha mão, eles retornam ao Abzu . Como eu deixei os planos divinos longe de minhas mãos, os planos divinos voltaram ao Abzu. Estas tábuas de destinos retornaram ao Abzu. Eu fui despojado dos poderes divinos. "


B5-8 Ninurta ficou perplexo com estas palavras do pássaro Anzu. Ninmah gritou: 'E sobre os ME? Estes ME não haviam saído de minhas mãos. Eu não poderei praticar a sua autoridade. Eu não poderei viver como ele no santuário, no Abzu .'


B9 Pai Enki, no Abzu, sabia o que havia sido dito.


B10-14 O pássaro Anzu tomou o herói Ninurta pelas mãos e o trouxe até o palácio de Enki, no Abzu . O pássaro Anzu levou Uta-ulu para o Abzu. O Senhor ficou encantado com o herói Ninurta, pai Enki ficou encantado com o herói Ninurta .


B15-24 O Senhor Nudimud o honrou devidamente : 'Herói, nenhum deus entre seus irmãos deuses haviam agido assim. Quanto ao pássaro que sua poderosa arma capturou, de agora pela eternidade você manterá seu pé em seu pescoço. Possam os grandes deuses honrar a sua heróica força devidamente. Que seu pai Enlil faça tudo que você quiser. Não possa Ninmah igualar seus feitos. Ninguém seja mais terrível que você e nenhum deus estenda suas mãos diante de ti. Mensalmente possa sua casa regularmente receber tributos no santuário, no Abzu. Possa An proclamar o seu nome no assento de honra ".


B25-30 O herói secretamente não estava feliz com estas promessas. Aonde ele se levantou, tornou sombrio e amarelado como um furacão. Ele contemplou os grandes feitos e por dentro se rebelou. Ele completou a palavra que não ... O herói Ninurta voltou seus olhos para o mundo inteiro. Ele não disse nada que se passava em seu interior .......


B31-32 O grande Senhor Enki intuitivamente apreendida a substância do plano.No santuário, no Abzu, ele levantou uma sombria tempestade.


B33-35 Pela casa o ministro Isimud se opunha a Ninurta. O herói recusou sair e levantou suas mãos contra o ministro Isimud .


B36-46 Contra Ninurta, Enki enviou uma tartaruga de barro do Abzu. Contra ele, estacionou a tartaruga na entrada, no portão  do Abzu.Enki falou com ele perto do local da emboscada e levou-o
para o local onde a tartaruga estava. A tartaruga foi capaz de agarrar o tendão de Ninurta por trás. O herói Ninurta voltou-se para seus pés. Enki, como se perplexo, disse : 'O que é isto! 'Ele  via a tartaruga raspar o solo com suas garras, cavando um poço. O herói Ninurta caiu nele com a tartaruga. O herói não sabia como sair dele ... A tartaruga continuou a roer os pés dele com suas garras.


B47-54 O grande Senhor Enki disse-lhe: 'De... , você que voltou sua mente para me matar, ... que fez grandes reivindicações - Eu o rebaixo, eu o elevo. Você que voltou-se para mim com esta intenção - como sua posição está fraca, como ... ? Onde está sua força? Onde está seu heroísmo? Na grande montanha você causou destruição, mas como você se livrará, agora?'


B55-60 Ninmah soube de sua situação. Ela rasgou a roupa do seu corpo e ela ... 'Você, meu herbívoro Enki, o que eu poderei te dar? O Homem treme sua cabeça com medo ... O que poderei te dar? Seu nome não é Enki. Seu nome é  Ugugu-que-não-goteja (?). Você que mata sem misericórdia, o que poderei te oferecer?'(número desconhecido de linhas faltando) " ... E como salvei sua vida, salve agora a vida de seu filho!"

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário