OBS: A fonte de todas as descrições dos antigos deuses são do Wikipedia.
Bem-vind@s! Tenho como objetivo disponibilizar e divulgar material erudito relacionado ás civilizações que floresceram na Mesopotâmia. Aqui você irá encontrar as tabuletas de argila em suas traduções literais, tal como foram escritas pelos Mesopotâmios e traduzidas pelos eruditos. O blog terá constantes atualizações e os artigos serão escritos por mim ou por outros autores, mas sempre priorizando os textos inéditos em língua portuguesa.
sábado, 14 de maio de 2011
MARDUK
Marduque, Marduk ou Merodaque, como é apresentado na Biblia, é um deus protetor da cidade da Babilónia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia. Era filho de uma relação incestuosa entre Enki e Ninhursag. Foi pai de Dumuzi (que seria o bíblico Tamuz) que corresponde ao deus egipcio Osíris. A sua consorte era Sarpanitu. Possuía quatro olhos e ouvidos (via e ouvia tudo), e de sua língua saía uma chama; apesar de tudo, era considerado muito belo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs informações estão erradas!! Dumuzi era filho de Enki, irmão e não filho de Marduk. Isso tira a credibilidade do seu blog!
ResponderExcluirMagistral...
ResponderExcluirEmocionalmente arrebatador