sábado, 14 de maio de 2011

ENKI

O SENHOR DA SABEDORIA.
ARQUÉTIPOS - EA,ODIN,POSEIDON,PTAH,NETUNO,IANES,PROMETEU


Entre os Sumérios o deus do (Abzu) das águas doces (Dos rios e dos canais, e da chuva). A água (A para os sumérios) tinha um significado também relacionado com o conhecimento ou sabedoria. Por este motivo Enki era também conhecido como o deus do conhecimento e da sabedoria, portador dos segredos da vida e da morte. O nome Enki significa Senhor da Terra (En significa Senhor, e Ki siginifica Terra em uma referência ao Planeta Terra).


Os seus símbolos iconográficos são o Peixe e a Serpente, o mítico Capricórnio (o qual se tornou um dos doze signos do Zodíaco e cuja ideologia teve a sua base na civilização Suméria). Enki é o filho primogênito de Anu com uma concubina chamada Ninul e tinha por esposa oficial a sua meia irmã Damkina que depois foi nomeada Ninki que significa (Senhora da Terra) filha de Alalu onde este se tornou pai de Enki por matrimônio. Ninki teve filhos com Enki, onde se destacam Marduk (Deus Babilônico' cultuado pelo rei Nabucodonosor), Ningishzidda e Nabu (o biblico Nebo, e também teve filhas com outra meia irmã chamada Ninmah).


A descendência genealógica de Enki narrada em tábuas de argila pelas antigas civilizações começa a se tornar desconhecida após a queda do antigo império Babilônico e o desaparecimento da civilização Suméria; existem paralelos em outras culturas e povos que surgiram posteriormente e que possívelmente continuaram a relatar os acontecimentos com Enki, renomeando o antigo Deus da Suméria. O Deus Egípcio Ptah é um grande exemplo deste paralelo, não somente na semelhança da doutrina como também na cronologia dos fatos e todos os registros arqueológicos, portanto não se pode descartar a possibilidade de haver uma genealogia em toda a cultura do Egito que esteja se referindo ao antigo Deus da Suméria Enki como Ptah.


4 comentários:

  1. Olá, sensacional, parabéns pelo artigo. Pesquiso já a muitos anos sobre várias situações (bem antes de existir youtube, e ainda estou na busca por mais evidências de que ESTÁ TUDO ERRADO DESDE SEMPRE)e no final por mais que pareça estar se confundindo, tudo se encaixa. Estou a procura de informações sobre UL, que nas pesquisas que faça cheguei até a significado de SUPREMO. Como já disse sobre as pesuisas que faço, ENKI é meio-irmão de ENLIL, e sabemos que sempre brigaram inclusive seus filhos e assim por diante. A minha pergunta é a seguinte: Tem como você me confirmar e ou onde encontro informações que NINUL era terrena, pois os AQUELES que vieram do céu à terra, tiveram relações c/ mulheres já existentes aquí. Só preciso dessa informação. Temos que esclarecer o máximo de pessoas possível p/ que ACORDEM dos DOGMAS que nos impuseram desde sempre, e nossa GLÂNDULA PINEAL está ATROFIADA por essa CORJA de ANUNNAKI nos mantendo presos na 3D, vamos até a 4D e voltamos, temos que colocar nossa GP em seu total funcionamento, e sair definitivamente das GARRAS dessa manipulação. Assim irmos direto p/ 5D rumo a EVOLUÇÃO. O TEMPLO somos nós, só depende de cada um ACORDAR. Um abraço e tenha o meu respeito. Obs.: Aguardo sua resposta sobre ninuUL.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo.

    Obrigado por participar do Blog. A única fonte que posso confiar para esclarecer algum fato sobre a mitologia Suméria são as tabuletas até hoje traduzidas. Desta forma, não posso lhe dizer que NINUL era terrana uma vez que nunca encontrei nada a respeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão...Tudo bem?...
      Só uma correção.. Nabu, é o filho primogenito de Marduk e não do Enki, os filhos de Ea, são Marduk,Nergal,Ningishzidda(Thot) Gibil e Dumuzi..
      Um abraço.

      Excluir
    2. Olá, Liline.

      Obrigado pela contribuição, em breve vou atualizar o site. Você poderia citar a fonte?

      Abraço.

      Excluir