terça-feira, 17 de maio de 2011

INANNA E BILULU

1-5. Ela pode fazer o lamento por você, meu Dumuzi, ela pode fazer o lamento por você chegar ao deserto - ela pode fazê-lo chegar a casa Arali, ela pode fazê-lo chegar a Bad Tibira, ela pode fazê-lo chegar a Du-Suba, ela pode fazê-lo chegar ao país pastoreio, o redil de Dumuzid ... ....

20 linhas fragmentadas ou desaparecidas

26. ... ... Ela faz uma reflexão:


27-30. "Dumuzi, do pouco-falar, de olhos bondosos!", ela chora em lágrimas: "Dumuzi, do pouco-falar, de olhos bondosos!", ela chora lágrimas. "Rapaz, marido, provedor, doce como o dia, ... ... Ó Dumuzid!" ela chora, ela chora lágrimas.

31-36. Santa Inana ... ...

1 linha fragmentada

A deusa ... .... ó Inana única ... .... Ela andava de cá para lá na câmara da mãe que deu à luz, em oração e súplicas, Enquanto em oração e súplica respeitosa eles atentam a ela:

37-40. "Ó minha mãe ... ... com sua permissão, deixe-me ir , ó minha mãe, Ningal ... .. com sua permissão, deixe-me ir ! Meu pai tem brilho para mim de forma nobre ...... Suen tem brilho para mim de forma nobre ... .... "

41-45. Como uma criança enviada em uma missão por sua própria mãe, ela saiu da câmara, como um enviado numa missão pela Mãe Ningal, ela saiu da câmara. Completo conhecimento Minha senhora tinha, e também estava decidida, Completo conhecimento Minha senhora tinha, e também estava decidida.(Linha em falta)... a cerveja armazenada nos remotos dias, nos dias distantes........

aprox. 19 linhas em falta

65-70. ... ... Do aprisco.


1 linha em falta

... ... Para a casa da velha mãe de Bilulu (fonte, erroneamente: Belili). Nesta casa, o pastor, chefe derrotado em ... ..., Dumuzid, espancado na cabeça, ... ...; Ama-ušumgal ana, espancado na cabeça, ... ....


71-73. "As ovelhas do meu senhor, de Dumuzid, no deserto ... .... Ó Inana, um homem que não era o pastor estava voltando ao lado das ovelhas do meu senhor!"

74-75. A senhora criou uma música para o seu jovem marido, fez uma canção para ele, sagrada Inana criou uma música para Dumuzid, fez uma canção para ele:

76-80. "Ó vós que estão em repouso, pastor, que se encontra em repouso, que montava guarda sobre eles! Dumuzid, você que está em repouso, que montava guarda sobre eles! Ama-ana  ušumgal, você que está em repouso, que montava guarda sobre eles! Subindo com o sol, você montará guarda sobre minhas ovelhas, deitado, de noite só, você montou guarda sobre as minhas ovelhas!"

81-89. Então o filho da velha Bilulu, matriarca e dona de si, - Girgire, um bom guardador, propício para prosperar e um homem conhecedor - dobrou sua carga com o gado capturado, e estava empilhando suas pilhas e pilhas de grãos. Ele saiu rapidamente varrendo suas vítimas e abatendo-as com a maça. Širru do deserto assombrado, filho de ninguém e amigo de ninguém,  entou-se diante dele para conversar.

90-97. Naquele dia o que estava no coração da moça? O que estava no coração da sagrada Inana? Matar a velha Bilulu estava em seu coração! Para fazer bom o descanso eterno de seu jovem marido, para Dumuzid-ama-ana-ušumgal - que estava em seu coração! Minha senhora foi para a casa de Bilulu no deserto assombrado. Seu filho Girgire caminha como o vento... ... Širru do deserto assombrado, filho de ninguém e amigo de ninguém, ... ....

98-110. Santa Inana entrou na taberna, pisou em um banco, começou a decidir a sorte: "Eu matarei você, e isto é sério, , e com você eu também irei destruir o seu nome!Trocarei sua água quente pela água que os homens encontram no deserto! Que o seu filho Girgire vá junto com ela se tornar o deus protetor do deserto e a deusa protetora do deserto! Que Širru do deserto assombrado, filho de ninguém e amigo de ninguém, caminhe no deserto e mantenha a contagem da farinha e quando para o rapaz no deserto a água é bebida e a farinha cai do céu, deixe o deus protetor do deserto e a deusa protetora do deserto chamar: "Bebida", gritar: "Espalhe!" e, assim, perceba o lugar para o qual foi Banido, no deserto.o! Vamos Velha Bilulu alegre seu coração! "

111-124. E imediatamente, sob o sol daquele dia, ele realmente fez isso.Ela mandou a água do céu como água fria para o homem no deserto.Seu filho Girgire junto com ela se tornou o deus protetor do deserto e a deusa protetora do deserto. Širru do deserto assombrado, filho de ninguém e amigo de ninguém, caminha no deserto, e mantém a contagem da farinha, e quando a água é bebida e farinha polvilhada para o rapaz vagando no deserto, o deus protetor do deserto e a deusa protetora grita: "Beba!", Manda: "Espalhe", e , assim, foi-lhe revelado o lugar para o qual foi banido, no deserto. A velha mulher Bilulu alegra o seu coração. Inana estendeu a mão para o rapaz no chão, estendeu a mão para Dumuzid no chão, as mãos no túmulo ... obrigado ...

aprox. 11 linhas em falta

1 linha fragmentada

137-148. O perdiz ... ... ... ... a dos seus ... .... O perdiz ... ... para a cidade natal de Dumuzid. Como um pombo no parapeito de sua janela tomou conselho com si mesma; Como um perdiz em seu abrigo, tomou conselho. Apenas sua mãe Durtur pode alegrar meu senhor! Apenas sua mãe Durtur pode alegrar Dumuzid! Minha deusa, nascida em Kuara, a donzela que é a coroa de tudo ... ...admirada e aclamada pelo povo de cabeça-preta, a lúdica, que também lamenta as vozes e os gritos, que intercede diante do rei - Gestin ana- , a senhora, não ... ....

1 linha fragmentada

150-154. A donzela ... ... a admirada. Gestin-ana ... .... a sagrada, Inana ... ... ... ... Respondeu:

155-161. "Deixe-me lamentar e proferir por você, lamento por você! Irmão, deixe-me expressar o lamento por você! ... ... Deixe-me expressar o lamento por você! Deixe-me expressar o lamento por você , o lamento na casa Arali! Deixe-me lamentar por você, o lamento em Du-Suba! Deixe me lamentar para você, o lamento em Bad-Tibira, deixe-me expressar o lamento por você, o amento no pastoreio! "

162-165. Como realmente a deusa provou lealdade ao seu noivo, como verdadeiramente santa Inana mostrou lealdade ao pastor Dumuzid! Foi concedida a Inana reparar seu lugar de descanso, isso foi concedido à deusa para vingá-lo!

166-173. "Deixe-me lamentar e proferir por você, lamento por você! Deixe-me expressar o lamento por você, lamento por você! No túmulo, deixe-me expressar o lamento por você! No deserto , ó Dumuzid, deixe-me lamentar por você! Na casa Arali deixe-me expressar o lamento por você! Em Du-Suba, deixe-me expressar o lamento por você! Em Bad-Tibira deixa-me proferir o lamento por você! No pastoreiro deixe-me expressar o lamento por você! "

174-176. Como ela provou ser realmente leal à Dumuzid, vingando-o, matando Bilulu, Inana mostrou lealdade a ele!

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/


*Nota= Texto bastante fragmentado mas que deixa evidente a vingança de Inanna contra os assassinos de seu amado Dumuzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário